As informações do Banco de Dados da UFV/ICMBio (2014), referente a 143 famílias (correspondente a 60% das famílias) da Resex do Extremo Norte, indicaram que as porcentagens de homens e mulheres são relativamente próximas, 53,06% e 46,94%, respectivamente. Também foi possível verificar que 56,30% da população têm sua naturalidade no Estado do Tocantins, seguido pelo Estado do Maranhão (30,80%), e o restante (12,90%) tem origem em outros Estados do país, como: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí e São Paulo.
De acordo com Dias (2005), em algumas regiões dos Estados do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí, encontra-se a palmeira de babaçu, conhecida cientificamente como Orbignya phalerata Mart., e em grande quantidade forma os babaçuais, chegando atingir altura entre 10 a 30 metros. Nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí, o extrativismo do babaçu mostrou ser uma importante atividade econômica e base de uso doméstico para as populações que moram nesses espaços.
Barbosa (2007) e Rocha (2011) elucidam que o uso do babaçu pela população é uma prática que estaria associada a laços de ancestralidade, e que o uso, a forma de exploração e a preservação da palmeira do babaçu seriam passada de geração para geração, retratando a existência de uma tradição cultural do babaçu que envolve a relação entre natureza e populações tradicionais.
Esse cenário sobre laços intergeracionais apresentado nestas pesquisas também teve similaridade com o presente estudo realizado com a população da Resex do Extremo Norte, uma vez que aproximadamente 80% dos informantes disseram que aprenderam a fazer uso do babaçu com algum membro da família (UFV/ICMBIO, 2014). Neste sentido, foi possível verificar no trabalho de campo que, nas residências das famílias, havia algum subproduto do babaçu e até mesmo o próprio fruto que seria utilizado para o consumo familiar e ou para comercialização. O que pode constatar que, ainda hoje, praticamente tudo nessa palmeira é aproveitado.
Sobre os aspectos culturais, um fato curioso, é a discussão sobre a divisão de gênero na atividade da quebra do babaçu. Antigamente, esta atividade era realizada pelas mulheres e os homens pouco se envolviam com a quebra do coco, uma vez que eles se dedicavam às atividades de produção agrícola para o consumo da família e de trabalhos temporários nas fazendas. Além disso, no imaginário dos homens seria vergonhoso que eles quebrassem coco. Isto é, havia um preconceito da própria população em relação ao homem que exercia essa atividade, ao passo que, hoje em dia, a coleta e a quebra do coco vêm sendo realizadas tanto pelas mulheres quanto pelos homens, não havendo preconceito de gênero na realização dessa atividade. Ainda assim, esta atividade é realizada com maior frequência pelas mulheres.
Em relação à quebra do coco, esta atividade era e ainda tem sido realizada manualmente e exige força no braço e concentração para não machucar os dedos da mão. O trabalho é realizado da seguinte forma: o trabalhador fica sentado no chão e, entre as pernas, é preso um machado afiado com a ponta para cima, onde fica equilibrado o coco; depois, com um pedaço de pau, bate-se com muita força e várias vezes no coco até suas amêndoas soltarem.
No que se refere à estrutura demográfica da população da Resex do Extremo Norte, 61,42% das pessoas enquadram-se na categoria de população economicamente ativa, que são aqueles que possuem entre 15 a 65 anos, e, de acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser compreendida como potencial de mão de obra do setor produtivo. Ainda foi possível identificar que 44,62% da população são crianças e adolescentes, com idades entre 0 a 19 anos, e, apenas, 9,68% são idosos, que possuem idades acima de 60 anos (UFV/ICMBIO, 2014).
Em relação os aspectos educacionais, 84,41% da população era alfabetizada e 9,50% era analfabeta. Ao pormenorizar tais informações foi observada que o grau de escolaridade predominante é até a primeira fase do nível fundamental, isto é, o nível fundamental incompleto (UFV/ICMBIO, 2014). Hoje em dia, as pessoas frequentam as escolas que têm em cada comunidade que moram as famílias da Resex do Extremo Norte, conforme pode verificar as informações, que segue, sobre as escolas e os níveis de escolaridade:
- Comunidade Vinte Mil: têm duas escolas municipais, que oferecem turmas para o ensino fundamental (1o ao 5o ano) e alfabetização de jovens e adultos; e uma escola estadual, que oferecem turmas para o ensino fundamental (6o ano ao 9o ano) e ensino médio (1o ao 3o ano).
- Comunidade do Centro do Firmino: tem uma escola municipal, que oferecem turmas para o ensino fundamental (1o ao 9o ano) e alfabetização de jovens e adultos.
- Comunidade do Centro do Ferreira: tem uma escola municipal, que oferecem turmas para o ensino fundamental (1o ao 9o ano) e alfabetização de jovens e adultos; e uma escola estadual, que oferecem turmas para o ensino fundamental (6o ano ao 9o ano) e ensino médio (1o ao 3o ano).
- Comunidade do Cacheado: tem uma escola municipal, que oferece turmas para o ensino fundamental (1o ao 5o ano) e alfabetização de jovens e adultos.
- Sede de Carrasco Bonito: têm três escolas municipais, que oferecem turmas para o ensino fundamental (1o ao 9o ano) e alfabetização de jovens e adultos; e uma escola estadual, que oferecem turmas para o ensino fundamental (6o ano ao 9o ano) e ensino médio (1o ao 3o ano).
Nas comunidades em que não há oferta do ensino médio, como na Comunidade Centro do Firmino, os alunos estudam na escola estadual na sede do município de Carrasco Bonito. Estes alunos utilizam o transporte escolar, ofertado pelo município de Carrasco Bonito para ir à escola. E, no caso da Comunidade de Cacheado, que não há oferta de turmas do ensino fundamental (6o ao 9o ano) e do ensino médio, os alunos estudam nas escolas na sede do município de Sampaio. Estes alunos, também, utilizam o transporte escolar, ofertado pelo próprio município de Sampaio, para ir à escola.
- Ocupação, Renda e Programas Sociais
Em relação às principais ocupações dos membros das famílias, o extrativismo vegetal e a agricultura são as atividades mais praticadas pela população da Resex do Extremo Norte. Ao detalhar tais informações observou que os principais produtos extrativistas explorados foram: babaçu (82,07%), açaí (7,59%), buriti (5,52%), murici (1,38%) e frutas (3,44%). Já sobre a agricultura, os principais produtos cultivados foram, em ordem decrescente: feijão (27,07%), milho (24,02%), arroz (20,09%), mandioca (18,78%) e entre outras variedades (10,04%) (UFV/ICMBIO, 2014).
No que concerne à renda das famílias, esta é composta pelos rendimentos obtidos com a produção do extrativismo vegetal e da agricultura, a venda da força de trabalho nas ocupações e os benefícios e programas sociais do Governo. Foi verificado, no Banco de Dados da UFV/ICMBio (2014), que 74,12% das famílias vive com renda mensal entre meio a dois salários mínimos. Outra questão observada, é que 8,39% das famílias vivem com até meio salário mínimo por mês e 35,66% vivem com valores entre meio a um salário mínimo por mês, situações que remetem à extrema pobreza, conforme classificação da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SEA, 2015). Diante deste cenário, pode-se afirmar que, mesmo com os benefícios do Governo, a renda das famílias da Resex do Extremo Norte continua baixa.
Ainda sobre a renda, foi possível verificar que os programas e benefícios governamentais se destacam como uma importante fonte de renda entre as famílias da Resex do Extremo Norte. Isto é, 58,87% das famílias recebem até meio salário mínimo de benefícios e programas sociais; 32,71% obtêm entre meio a um salário mínimo; e o restante ganha acima de um salário mínimo. Dentre os dez programas e benefícios mais acessados pelas famílias estudadas citam-se: Bolsa Família, com 40,81% das constatações; aposentadoria, com 28,25% das opiniões; e Bolsa Verde, com 17,04% das respostas. E com menor porcentagem, apresentam-se os demais: pensão, Agente Jovem, auxílio doença, seguro defeso, seguro acidente, Pioneiros Mirins e Tocantins Mirins (UFV/ICMBio, 2014).
Em relação aos serviços de água, 94,41% dos entrevistados afirmaram receber água canalizada em sua residência. A origem desta água é por meio da rede geral de distribuição, em 47,55% das residências, e é paga por usar este serviço. Nas demais casas a procedência da água é por via de poço ou cisterna ou nascentes (UFV/ICMBio, 2014).
No tocante à existência de instalações sanitárias nas residências das famílias, 86,01% das moradias possuem instalações sanitárias, sendo que a maioria é no interior das casas (UFV/ICMBio, 2014).
Sobre à destinação do lixo doméstico gerado pelas famílias, 47,71% dos entrevistados afirmaram que o lixo é coletado por serviço público, ao passo que 45,99% queimam o lixo e outro percentual (39,84%) dão outras destinações aos resíduos (UFV/ICMBio, 2014).
No que se refere à forma de iluminação presente nas casas das famílias da Resex do Extremo Norte, a principal fonte é a energia elétrica fornecida por companhia distribuidora e este serviço é pago pela sua utilização (UFV/ICMBio, 2014).
Já em relação aos meios de comunicação utilizados pelas famílias para a obtenção de informações destaca-se o uso da televisão, rádios e telefone celular. E para transmitir as informações são o telefone celular e o rádio.
Por fim, a respeito dos serviços associados à saúde das famílias da Resex do Extremo Norte, nas quatro comunidades (Cacheado, Centro do Firmino, Centro do Ferreira e Vinte Mil) e na sede municipal de Carrasco Bonito há disponibilidade dos serviços básicos de saúde através da existência de postos de saúde, além dos serviços dos agentes comunitários de saúde. Em todos os postos há atendimento médico em dias agendados; além dos serviços de vacinação, em períodos de campanha, e as vacinações obrigatórias; curativos, auferir pressão, atendimento odontológico e a presença de profissionais de enfermagem, sejam enfermeiros e auxiliares técnicos de enfermagem.
- Organização e Relações Sociais
A organização social é um aspecto importante de se identificar em um grupo, pois é através desta estrutura que se compreende como funciona a sociabilidade e as dinâmicas sociais. As famílias da Resex do Extremo Norte tem maior ligação com a ARENT, que é a associação que representam eles nos assuntos relacionados a esta Reserva Extravista. Outra organização coletiva que as famílias são filiadas é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ressalta-se que estas duas organizações estão diretamente ligadas com a história deles em relação à luta pela a terra e a regularização fundiária da Resex do Extremo Norte, por isso tem sua importância no contexto social da família.
Em relação às formas de lazer, esta se limita basicamente à assistir televisão, que é algo novo no contexto das famílias da Resex do Extremo Norte, participar de festas e reuniões religiosas, e praticar esporte, como o futebol e a pesca.
Sobre a religião, foi possível identificar que 76,83% das famílias seguem a crença católica, 21,19% a evangélica, 1,32% a adventista e 0,66 a umbanda. Também constatou que a Igreja Católica, seguida da Igreja Evangélica são as mais atuantes nas comunidades das famílias UFV/ICMBio, 2014).