Hola, bienvenido!

Confirmar

Eliminar?

181
A LUTA PELA A TERRA, ATÉ QUANDO? RESERVA EXTRATIVISTA DO EXTREMO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS

Introducción al caso
Información geo-referencial y clasificación del caso
Características demográficas y culturales de la población
Naturaleza de la demanda y estrategia de acceso
Aspectos legales, conflictos y actores
Avances y expectativas
Galería
Vídeos
Línea de tiempo
Inicio Casos Quiénes somos Documentos Novedades Participa
  • Ingresar

Línea de tiempo

2015

Inauguração da II Usina de Beneficiamento de Coco Babaçu, localizada no município de Carrasco Bonito. Não tinha ocorrido o processo de regularização fundiária da área da Resex e o Decreto de criação desta Unidade de Conservação não havia sido extinto. As famílias ainda não moravam no território da Resex. Mesmo assim as mulheres continuam quebrando o coco do babaçu.

2014

Houve um incêndio acidental, no qual mais de 60% da área da Reserva foi atingida.

2012

Ocorreu a demarcação dos limites da Resex com vinte sinalizações colocadas no seu perímetro. Algumas famílias passam a ser beneficiárias do Programa Bolsa Verde. As famílias beneficiadas com este programa recebem trimestralmente o valor de R$ 300,00 por um prazo de até dois anos, podendo ser renovado, como incentivo financeiro de apoio à conservação da cobertura vegetal nativa.

2011

Criou a Usina de Beneficiamento de Coco Babaçu, localizada no Povoado Vinte Mil. A Usina e vem se consolidando como uma estratégia de comercialização para agregar valor à produção do babaçu e gerar renda as famílias beneficiárias da Reserva.

2004

800 famílias beneficiárias da Resex do Extremo Norte receberam casas de alvenaria do Projeto de Habitação das Casas das Quebradeiras.

2001

Criou a Associação da Reserva Extrativista do Extremo Norte (ARENT) para representar as famílias

1992

Criou a Reserva Extrativista do Extremo Norte do Estado do Tocantins. Neste território haviam dois povoados (Centro do Gonçalo e Vilinha) com aproximadamente 60 famílias.

Mapa Descargar Caso Compartir Comentar
® Movimiento Regional por la Tierra 2017 •