A Família de Ailson Mendes Reis e Daiane Silva Oliveira vive na comunidade de Nova Esperança a 4km da cidade de Várzea do Poço, Bahia - Brasil. Localizado no Piemonte da Diamantina, na região semiárida, denominada de Polígono das secas, tendo a caatinga o bioma predominante. Coordenadas geográficas -11.536284 -40.266561.
Foto: Arquivos da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3
CLASSIFICAÇÃO DO CASO
Ailson Mendes Reis e Daiane Silva Oliveira são filhos de camponeses, ambas famílias já viviam da roça e criações, logo que casaram, em 2003, o casal foi morar na casa dos pais de Ailson, onde começaram a buscar formas de sobreviver na referida propriedade, criando animais, plantando milho, feijão e hortaliças na cisterna de produção. Com a chegada do primeiro filho, em 2005, as dificuldades para obter renda da família aumentaram, sendo obrigado migrar para São Paulo em busca de melhores condições de vida no ano seguinte, 2006.
A família permaneceu em São Paulo por mais de dois anos. Ailson trabalhava em uma empresa de transporte, segundo ele, sofria preconceitos, tinha uma carga horária exaustiva e muitas vezes só conseguia chegar em casa de madrugada e, mesmo assim, já tinha que pegar, no emprego, às 08 horas da manhã. Pediu demissão e no seu retorno conseguiu comprar uma propriedade de 8,7 hectares ao lado do seu pai. Com a terra própria todas as práticas tão sonhadas por Ailson e sua esposa Daiane tornou-se possível. Com passar do tempo todos os membros da família se juntou às atividades e dividem as tarefas da seguinte forma:
- O pai da esposa/sogro de Ailson fica responsável por abastecer o Biodigestor, cuidar dos suínos e caprinos (alimentação, e cuidados em geral);
- O pai de Ailson, ajuda na alimentação do gado;
- Irmão de Ailson, também ajuda na alimentação do gado;
- Ailson e o filho mais velho ficam responsáveis pela ordenha e inseminação dos animais;
- A esposa e a sogra ficam responsáveis pelas hortaliças, cuidar da casa e ajudar no preparo do queijo juntamente com Ailson.