O Grupo de Mulheres Raízes da Terra faz parte do Assentamento Padre Jésus, localizado na Zona Rural do município de Espera Feliz, na Zona da Mata de Minas Gerais, a mais de 380 km da capital Belo Horizonte. (Latitude: 20º 39' 01" S/Longitude: 41º 54' 26" W).
O processo de aquisição das terras do assentamento iniciou-se em 2005 e a terra foi conquistada no ano de 2009, via Crédito Fundiário. A conquista da terra é uma vitória, entretanto apenas a terra não é garantia de sucesso na produção. Diversos entraves surgem no dia-a-dia dos agricultores, como a geração de renda, a aquisição de insumos, a força de trabalho e a assistência técnica; e uma das formas de solucionar esses problemas é o fortalecimento das organizações.
CLASSIFICAÇÃO DO CASO
Na Zona da Mata predomina as pequenas propriedades, ao longos dos anos foi dividido por questões familiares. Os filhos foram constituindo famílias e foram recebendo pequenas glebas de terras, se constituindo pequeno produtora filha e pequeno produtor filho. Esse processo fez com que as terras fossem divididas hereditariamente. Com passar dos anos aumentaram "os braços e as bocas e o espaço de plantio continuou o mesmo". Essa realidade paulatinamente foi transformando as propriedades em minifúndios. Assim, os agricultores, tiveram que criar mecanismos de acesso à terra.
A conquista da terra, via Crédito Fundiário é uma faz formas de conquista de terras nessa região e após a conquista da terra a organização das mulheres. A conquista da terra abre novas possibilidades, nesse caso a organização das mulheres, ou seja, o Grupo Raízes da Terra. O grupo reúne mensalmente dando passos, construindo sua história, sonhando e buscando dias melhores.
As mulheres do assentamento realizaram várias rodas de conversas, sendo a primeira delas no Centro de Formação do Sindicato da Agricultura Familiar - SINTRAF. Essas rodas culminaram com a criação do Grupo de Mulheres raízes da Terra, em 09 de novembro de 2011, que inicialmente contou com a participação de trinta mulheres, moradoras do assentamento e de três comunidades vizinhas. O principal objetivo deste grupo é fortalecer o protagonismo as mulheres e criar meios de geração de renda e vida digna para todos.