Os esforços na luta pela terra e território garantiram a liberdade, autonomia e a qualidade de vida das famílias, com produção própria, sem veneno. A organização sustenta com as práticas de trabalho coletivo e comunitário, a partir da mútua ajuda – solidariedade, de acordo as suas possibilidades, trocas de dias, mutirões, intercâmbios de trocas de experiências e conhecimentos
Não há um trabalho específico com a juventude, mas sonham com a Escola Família Agrícola - EFA tendo como objetivo formar a juventude para ficar e produzir na terra, buscando dignidade e vida. Estes jovens carecem de pequenos projetos de geração e renda, para garantir a continuidade da reprodução e das práticas inovadoras da comunidade.
Atualmente, os produtos são comercializados através da COOFELIZ e na feira municipal da cidade. Existe a perspectiva de expandir as vendas com participação de feira fora do município em parceria com UNICAF.
Como forma de fortalecimento da cultural local acontece, na comunidade/Assentamento Bom Pastor, há mais de três anos a tradicional Festa de São Pedro, no dia 28 de junho; festeja também o Bom Pastor, o dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher - 08 de Março; Semana santa – Via Sacras com caminhada, festa de aniversário do grupo de Mulheres raízes da Terra - 09 de Novembro. Estão lutando para resgatar suas sementes e garantir autonomia diante do controle feito pelas grandes corporações mundiais do agronegócio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.semagro.ms.gov.br/orgaos-colegiados/conselho-estadual-de-desenvolvimento-rural-sustentavel-cedrs/
http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_19/cartilha_pncf%20-%202%20edi%C3%A7%C3%A3o.pdf