Cada famílias é responsável pela sua propriedade, há uma combinação de fazer agricultura com base na agroecologia, com práticas integrativas tendo como foco respeito às pessoas e à natureza, evitado uso de veneno.
Essa luta teve a contribuição de vários atores sociais, como o SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais na Agricultura Familiar; FETRAF- Federação dos Trablhadores(as) Rurais na Agricultura familiar MG; COOFELIZ – Cooperativa de Produção da Agricultura familiar Solidária de Espera Feliz; o mandato coletivo do deputado Padre João Carlos e do vereador Milton José Gomes, ambos do Partido dos Trabalhadores; CTA – Centro de tecnologias Alternativas da Zona da Mata; Associação Regional da Zonada Mata; contou com apoio da EMATER/MG. Secretaria Municipal da Agricultura e CRESOL - Cooperativa de Créditos Rural com Integração Solidária.
Entre as incidências do grupo de produção podemos destacar o Projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que muito ajudou no inicio, garantindo produção sem veneno com base na agroecologia e fortalecendo o cultivo do café, milho, feijão, banana e hortaliças. Os produtos são comercializados através da COOFELIZ e também vendidos em feiras livres. A produção de café ainda é vendida ao atravessador.
Tiveram capacitação no beneficiamento de banana, melhoria da sede local do grupo raízes da Terra, ampliação da casa de atividades com homeopáticas, fitoterapia e Resgates das plantas medicinais e uso dos chás e a agroindústria de beneficiamento de produtos. Almejam a ampliação da produção de hortaliças e legumes para a agroindústria local e o Posto de Saúde, para atender 03 comunidades específicas (Comunidade Bom Pastor, Fátima e São Paulo); a melhora a qualidade do café, sair do atravessador; a EFA com ensino técnico em agropecuária e a Casa de Sementes.