As famílias moradoras das perifeiras das cidades e que viviam em condições desumanas, exploradas pelo monocultivo da cana-de-açúcar, resolveram mudar seus “destinos”. Partiram para a luta pela Reforma Agrária com o objetivo de mudar de vida. Com a falência de várias usinas na década de 1990, vários grupos de trabalhadores e trabalhadoras independentes, organizados pelo movimento sindial e organizadas por movimentos de Sem Terra passaram a desencadear um processo de ocupações de terra.
Com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e através de um processo organizativo e de formação, as famílias Sem Terra foram se fortalecendo na perspectiva de retomar as terras onde um dia seus antepassados viveram. As famílias se reunião no Centro Social Urbano (CSU) do município de Igarassu para prepararem a ocupação. Representantes da CPT participavam das reuniões, ora esclarecendo sobre os direitos das famílias Sem Tera, ora animando-sa em sua organização.
Ameaças e despejos que marcaram a caminhada
Durante todo tempo em que as famílias se encontravam acampadas exigindo do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária a desapropriação das terra, as famílias viveram momentos muito difícieis. A propriedade da terra no Brasil é sinônimo e poder. Neste período de ocupação, desde de 1997 até o ano de 2005, muita violências foram cometidas contra as famílias Sem Terra. Ocorreram perseguições contra pessoas da ocupação, ameaças de morte contra trabalhadores e agentes da CPT, destruições de casas, escolas e igrejas, despejos, intimidações, mortes.
Em resposta os camponeses e camponesas realizaram vários protestos e mobilizações como bloqueios de BR e estradas, várias ocupações no INCRA, ocupações na prefeitura de Tracunhaém, ocupaçoes em praças e órgãos públicos, mobilizações, protestos, marchas, assembleias, audiências, julgamentos, viagens à Brasília, atos de solidariedade.
De todos os acontecimentos o que mais deixou marcas nas famílias foram o primeiro despejo; a grande mobilização na Casa Grande; e os dois últimos despejos corridos no ano de 2003.