Avanços e expectativas
Foram muitos os avanços e conquistas dos quilombolas de Ivaporunduva. Conseguiram impedir a ocupação de seu território por terceiros, alterar os limites de Unidades de Conservação sobrepostos aos seus territórios, vencer ação na justiça exigindo a titulação de suas terras pelo governo federal, além de criarem mecanismos para o desenvolvimento sustentável de seus territórios. Na avaliação da liderança Benedito Alves, essas conquistas contribuíram para a permanência dos quilombolas de Ivaporunduva na terra, sem a necessidade de migrarem para grandes cidades em busca de alternativas econômicas.
Dois programas de governo foram fundamentais para ampliar o acesso a mercados e melhorar a renda das famílias: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculado à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), vinculado ao Ministério da Educação, ambos do governo federal.
No caso de Ivaporunduva, os quilombolas comercializam banana orgânica por meio do PAA o que é considerado, por eles, uma das maiores conquistas dos quilombolas de Ivaporunduva.