O Território Kalunga na Atualidade: Organizações e Projetos
Hoje dentro do território Kalunga existem várias organizações e projetos que trabalham com o objetivo de melhorar as condições de vida desta população.
Associação Quilombo Kalunga (AQK): Esta associação foi criada em 1999 com a missão de defender e representar o povo Kalunga. É uma organização comunitária formada por moradores do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o maior território quilombo do Brasil. Conhecidos também como Associação Mãe, congregam as comunidades Kalungas dos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, assim como outras associações menores. Esta associação é destinada a promover a defesa dos interesses de todos os quilombolas Kalunga, e representar sua comunidade em todas as instâncias legais e administrativas.
Gestão do território e expectativas econômicas, culturais e sociais
A gestão do território, considerando o retorno econômico para as comunidades é feita em torno da agricultura e do turismo. A agricultura para o povo Kalunga, tendo em conta que apenas 18% do seu território total é constituído por terras férteis, é uma agricultura de subsistência, gerando pouco excedente que permita a comercialização. Os produtos excedentes a nível local, antes de ser comercializados, são trocados entre os membros da comunidade de forma a que todos tenham acesso à variedade produzida.
A produção agrícola no território Kalunga é feita numa lógica sustentável de pequena escala, sem recurso a agrotóxicos ou outros produtos industriais.
As Novas tecnologias na Comunidade Kalunga
A Casa Digital Kalunga Engenho II foi implantada pelo Programa de Inclusão Digital do Ministério do Desenvolvimento Agrário com parceria com a UNB- FUP juntamente com os estudantes da LedoC (Licenciatura em Educação do Campo). Há dez computadores, um servidor, conexão de internet via antena GESAC e uma impressora multifuncional para atender cerca de 130 jovens e adultos da comunidade Kalunga.
Ecoturismo na Comunidade Kalunga
A exploração do turismo de uma forma sustentável, respeitadora dos equilíbrios do meio ambiente, pela comunidade Kalunga tem um grande potencial, quer seja pela dimensão do seu território, pelas belezas naturais.
Atualmente, a comunidade Engenho II está bem preparada para receber turistas, pois já possui uma rede organizada de estabelecimentos: restaurantes, ponto de apoio ao turista, loja de produtos locais, meios de comunicação, hospedagens, e uma equipe de guias e condutores capacitados.