Os esforços na luta pela terra e território foram fortalecidos e motivados,a partir da teia dos povos, para os enfrentamentos da vida. Segundo Marciel Santos “a comunidade só luta pelos direitos de viver, de ir e vir e de todos aqueles excluídos”. Esta participação motivou os moradores de Forquilha a aprofundar na missão,pastoralidade e contribuiu, de certa forma, para o foratalecimento da “espiritualidade, identidade e do cotidiano das comunidades, como força motriz para continuarem na luta”.Afirma IsoleteWichinieski, articuladora do Cerrado na CPT Nacional.
Essas familias se organizam a partir da produção agoecologica, dos trabalhos coletivos, da ganização da produção e comercialização através da Caritas Brasileira e da coopervida. Estas instituições vem garantindo a assistência técnica, a infrestrutura e a formação dos moradores da comunidade. Na qual, a comunidade jáfazem troca de alimentos entre si e o excedente comercializam nas cidades vizinhas.
Foto: Página Social Facebook: 100% comunidade Forquilha B.leite -MA
A Teia dos povos também vem fortalecendo a identidade e modo de vida da comunidade, a partir da diversidade da cultura maranhense ao som dos tambores, maracás, religiosidade popular, danças e cantorias, além degarantir a relevância das práticas culturais, educacionais e agroecológicas para os mais jovens da comunidade.
Foto: Página Social Facebook: 100% comunidade Forquilha B.leite -MA
A comunidade tradicional de Forquilha configura como um dos grupos culturalmente diferenciados, com suas próprias organizações sociais, que ocupam e usam os territórios e seus bens naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, adotando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. O uso equilibrado desses recursos naturais não só garante a segurança alimentar e nutricional dos povos e comunidades tradicionais, mas a preservação dos direitos culturais, reconhecendo assim a condição multicultural e pluriétnica da sociedade Brasileira. Neste territorio os acontecimentos, os fatos históricos, mantem viva a memória da comunidade que determina o modo de vida e a relação humana com o cosmo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/conflitos-no-campo/2254-nota-publica-homens-armados-ocupam-comunidade-no-maranhao-e-atemorizam-as-familias
http://www.cnbb.org.br/comunidades-tradicionais-e-povos-originarios-do-maranhao-se-reunem-no-4-encontro-da-teia/
https://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/2014/08/trabalhadores-rurais-sao-ameacados-de.html
https://pt-br.facebook.com/100comunidade-Forquilha-Bleite-MA-602179869992921/
https://brasil.elpais.com › Brasil
https://www.brasildefato.com.br/2018/05/23/especial-or-matopiba-o-capital-acima-da-vida/
http://www.florestalbrasil.com/2016/01/o-que-e-o-matopiba.html
https://jus.com.br/artigos/17310/a-legitimacao-da-posse-sobre-terras-devolutas#ixzz3dq0MxANr