Desde o início as famílias estiveram organizadas pelo Movimento CETA. Rubens Dário lembra que o CETA tinha uma comissão muito forte e crescente na região. Chegaram a mobilizar uma pessoa por área para participar das mobilizações e ocupações! Afirma Dário.
Mas, as disputas políticas e regionalismos criaram rachas, inclusive dentro dos Dois Riachões que chegou a dividir o grupo em 28 famílias ligadas ao CETA e 28 ligadas ao JUPARÁ - Jupará Assessoria Agroecológica, criando-se outro movimento chamado LUTE. Em meio aos conflitos internos, o Movimento CETA ocupa, em 2004, pela primeira ocupação da usina FUNIL[1]. Com a repercussão dessa primeira ocupação o Movimento seu fortaleceu e ganhou credibilidade diante dos órgãos públicos, garante Dário.
Chegaram a reunir em Ubaitaba, INCRA, JUPARÁ, CETA para definir qual o movimento que iria ficar a área sendo que a área foi pautada pelo CETA. Mas esses conflitos que duraram até 2007, só foi resolvido com a ocupação, onde 14 famílias ligadas ao LUTE foi para outra área desapropriada logo em seguida. As novas vagas foram ocupadas por jovens e mulheres. Essa nova configuração favoreceu a criação da associação com destaques nas questões de gênero e juventude. Atualmente, tanto o assentamento quanto a associação têm em média 50% de jovens envolvidos diretamente. Inclusive nos cargos mais importantes.
Durante sua caminhada tiveram mais uma ocupação na FUNIL, várias mobilizações em Salvador (ocupando a CDA – Coordenação de Desenvolvimento Agrário, o INCRA...) e Brasília. Conflitos com o fazendeiro. Disputas judiciais ferrenhas, mas as famílias asseguradas na sustentabilidade dos lotes e na força do Movimento resistiram ao latifúndio, às disputas políticas e judiciais.
[1] A Usina de Funil está instalada no rio de Contas, em Ubaitaba, um dos cinco principais rios do Estado da Bahia, que nasce na vertente leste da Serra das Almas, na Chapada Diamantina e é um dos componentes da "Bacia do Leste". Está posicionada a 122 km a jusante da Usina da Pedra, outra instalação da CHESF. https://www.chesf.gov.br/SistemaChesf/Pages/SistemaGeracao/Funil.aspx