Localização geográfica da ocupação de Pilões
A comunidade de Pilões tem origem a partir de uma ocupação realizada por 25 famílias na fazenda, denominada de Pilões, com 780,4625 hectares, situada na região de Jacobina, noroeste da Bahia, extremo Norte da Chapada Diamantina, há 330 km de Salvador, coordenadas geográficas -11.033611 -40.544722.
CDA – Coordenação do Desenvolvimento Agrária. SEAGRI – Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. Setembro de 2012.
Pilões encontra-se no Polígono das Secas, entre serras e desfiladeiros. Sua maior parte inserida no bioma Caatinga[1], tendo formações vegetais do tipo rupestre e xerófila, garantindo uma considerável diversidade de espécies vegetais em sua área popularmente conhecido como região de “grota” que favorece o desenvolvimento de diversas atividades agrícolas.
Fonte: Google Earth pro, abril de 2015.
O imóvel está localizado numa região privilegiada com índices pluviométricos acima da média da região semiárida, em anos normais apresentam dois períodos chuvosos, a saber: Inverno (maio a junho) e trovoadas (novembro a março).
[1] A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do norte de Minas Gerais.