Economia como Envolvimento, Convívio
Outra dimensão que constitui o Assentamento Contestado como experiência inspiradora na luta pelo acesso à terra na América do Sul é a cooperativa Terra Livre, responsável por reunir os camponeses produtores de alimentos e organizar a comercialização dos produtos alimentícios. Cumpre assim a importante função de organizar
a economia do assentamento e articular os camponeses aos circuitos de comercialização. É Possível viver bem e abastecer a comunidade.
Contudo, a compreensão de economia pode abranger uma interpretação mais ampla, para além da comercialização e geração de renda aos camponeses. Considerando o sentido do termo economia, composto pelos gregos Oikos (Casa) e Nomia (Normas) podemos entendê-la no sentido de organizar a casa. A fala de um dos camponeses do Contestado pode indicar muito bem esse sentido da economia ao se referir à cooperativa. Para Sr. Capitani a “cooperativa é família e não patrimônio”.
A partir da criação da cooperativa Terra Livre é possível realizar hoje um beneficiamento mínimo da produção e também ajuda na organização da produção e comercialização.
Considerações Finais
O Assentamento Contestado, através de elementos como a produção agroecológica enquanto estratégia territorial, o funcionamento da Escola Latino Americana de Agroecologia e os demais centros de formação formais e não formais, e a cooperativa Terra Livre, pode ser considerada como uma experiência inspiradora na luta pelo acesso à terra e ao território na América do Sul. Beirando os 19 anos de existência, o assentamento desde seus primórdios desenvolve a produção agroecológica como princípio de convivência. Mesmo enfrentando dificuldades, advindas de descaso do Estado e avanço das iniciativas neoliberais, é com muita luta e persistência que os camponeses e camponesas do Contestado desenvolvem suas condições de r-existência diária.
Assim, através de tantos elementos que inspiram, a experiência do Assentamento Contestado nos atesta a potência de um projeto de reforma agrária popular aliado à produção de alimentos saudáveis e a luta pela vida no campo.