O Grupo Comadres do Café é composto por (10) dez mulheres de quatro Comunidades Rurais (Povoados de Santa Cruz do Monte Alverne, Santa Bárbara, Serrania e Varginha) todas no Município de Miradouro, Minas Gerais. Seu entorno está situado na porção norte da Zona da Mata mineira, sendo formada pelos municípios de Araponga, Divino, Ervália, Muriaé, Fervedouro, Miradouro, Pedra Bonita, Rosário de Limeira e Sericita.
Nos conjuntos serranos de Minas Gerais, conhecido como Território da Serra do Brigadeiro, onde estão atualmente o centro dos conflitos ambientais envolvendo atividade de mineração.
A Serra do Brigadeiro abriga uma das mais significativas áreas de mata atlântica ainda preservadas do Estado, grande biodiversidade e milhares de agricultores familiares residindo no seu entorno. Entretanto, esta paisagem se vê ameaçada pelo avanço da atividade de mineração de bauxita, pretendida pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
As mulheres do Grupo “Comadres do Café” formam pequenos grupos comunitários para a organização dos produtos a serem comercializados e em alguns momentos se juntam com as Mulheres de outras Comunidades, formando um coletivo.
Localizado a uma latitude 20º53’26’’ sul e a uma longitude 42º20'33" oeste.
CLASSIFICAÇÃO DO CASO
O Grupo Comadres do Café tem como propósito empoderar as mulheres rurais pertencentes à agricultura familiar, através da elevação da autoestima, geração de trabalho e renda, agregação de valor ao produto oriundo do campo, destacando o resgate da cultura local através das festas e eventos, expondo os produtos da terra, a produção artesanal dos quitutes, valorizando a gastronomia com características rurais. Como forma de resistência de diversos atores sociais ao avanço da mineração nessa região desde os anos 2000. Nesse contexto, esse Projeto é uma das ações coletivas construídas em função da valorização e permanência no campo, com qualidade de vida, principalmente na melhora da convivência, através da organização do grupo de Mulheres.
O grupo de Mulheres é fruto da parceria das comunidades rurais que sentiam a necessidade de se organizar em pequenos grupos para atender as demandas relacionadas às políticas públicas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Com isso, houve várias reuniões para o planejamento das ações, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miradouro, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais, a Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar, a Secretaria Municipal de Agricultura, a EMATER, dentre outras.
Para que as Mulheres pudessem oferecer os produtos de melhores qualidades, com planejamento e eficiência, houve cursos de Capacitações através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da EMATER, do SENAR, da Secretaria de Agricultura e PRONATEC. Houve também, um momento de fortalecimento do trabalho do Grupo Comadres do Café, onde conseguiu participar de eventos como Exposição da Agricultura Familiar do Município, Feira Municipal da Agricultura Familiar, Feira da Economia Popular Solidária em Belo Horizonte, Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas do Município de Miradouro, Seminários de Cultura e Turismo, Eventos Turísticos, Festas Temáticas nos Povoados como Festa do Café em Monte Alverne, Festa do Café com Leite em Santa Bárbara e Festa da Banana em Varginha.
Tudo isso, trouxe visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Mulheres do Município, agregando valor ao produto da roça e gerando renda para as agricultoras. Além de valorização da cultura do campo, onde muitos produtos foram resgatados como a produção de broa de melado na folha da bananeira, o biscoito de polvilho, a brevidade, a mandioca, batata doce e outros.
Muitos desses produtos foram introduzidos na merenda escolar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que além de valorizar a agricultura familiar estariam atendendo a Legislação Nacional de Alimentação Escolar.