A realidade das Comunidades Rurais do município de Miradouro, não é muito diferente de outras localidades da região Zona da Mata Mineira. O território é composto por pequenas propriedades onde não existem grandes latifúndios, a mão de obra na maioria das vezes é da própria família e as propriedades, que já são pequenas, são subdivididas com os membros da família que vão se casando e formando uma nova família e muita das vezes, tornando-se comodatários, parceiros, ou meeiros dos próprios pais. No geral, as mulheres, por sua vez, permanecem muito dependentes dos maridos, exceto as que com o passar do tempo se articulam e envolvem com as organizações sindicais, movimentos de mulheres, despertando a importância da ocupação dos espaços na sociedade.
Todas as Mulheres são originárias do município de Miradouro, algumas se mudaram de uma Comunidade para outra, mas dentro do próprio município. Para facilitar a vida, a maioria mora dentro do Povoado, mas trabalham em suas propriedades que se localizam aproximadamente de 2 a 4 km de distância de onde moram.
Nos locais têm acesso ao transporte público, serviços de telefonia e internet, acesso à saúde, energia elétrica e educação. A água não é tratada. Nas comunidades são oferecidas educação formal do pré-escolar ao 9º ano e na sede do município, do 1º ano ao 3º do ensino médio através do Estado, para isso, o serviço de transporte escolar eficiente.
Existem também nestas comunidades os grupos religiosos que se reúnem para os grupos de reflexão ou círculo bíblico; cultos dominicais roda de terapias e festas religiosas dos Padroeiros das Comunidades. E as festas temáticas como: Festa do Café; Festa da Banana e Festa do Café com Leite.
Esse território tem modos de vida, cultura e produção com características próprias. Trazemos iniciativas que nos inspira para fazer a resistência contra os projetos minerários - os projetos de morte. A região contém em seu subsolo a segunda maior jazida de bauxita do Brasil, ao mesmo tempo que é uma riqueza natural, responsável pela produção de água, topos de morros e matas, se explorada da forma que o sistema propõe, é uma ameaça para os camponeses.