Localização geográfica de Areia Grande
Areia Grande é o atual nome de um antigo território de “fundo de pasto”, no município de Casa Nova – Bahia, coordenadas -9.555072 -41.263611 e uma extensão superior a 76,182 mil hectares (CDA, 2008). O nome foi dado por 366 famílias de quatro comunidades das caatingas[1] ao norte do Lago de Sobradinho: Riacho Grande, Salina da Brinca, Jurema e Melancia. Os Fundos de Pasto estão presentes nas regiões norte e oeste do estado baiano e são caracterizadas pelo uso coletivo de terrenos sem cercas para pastagens de caprinos.
CDA – Coordenação do Desenvolvimento Agrária
SEAGI – Secretaria da Agricultura e Reforma Agraria
As famílias vivem tradicionalmente da agricultura de subsistência, criação de caprinos, ovinos e bovinos, para o que este território de uso comum é o mais importante, pois é onde os animais pastam coletivamente (fundo de pasto). As famílias também trabalham com a apicultura, aproveitando a florada da nativa caatinga. Esta atividade tem contribuindo com preservação da caatinga.
Fundos de Pasto é uma forma tipicamente nordestina de administrar o bioma. Grupos, interligados por laços de sangue ou de compadrio, formam pequenas comunidades espalhadas pela caatinga, território remanescente de terras públicas, os limites são definidos pelo uso tradicional da comunidade, ou variantes na vegetação. Os animais ficam livres para buscar comida e água a distâncias relativamente grandes. As áreas de pasto são coletivas, cada família mantém seus próprios animais marcados por cortes de orelha, e todos zelam pelo desenvolvimento do rebanho, pelas aguadas e instalações comuns.
[1] A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do norte de Minas Gerais. Nas regiões de caatinga, o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. A vegetação é composta por plantas xerófitas. Com mecanismos para sobreviverem em um ambiente com poucas chuvas e baixa umidade. Algumas plantas simplesmente perdem suas folhas na estação seca.